Top 10: Melhores filmes baseados em livros

Hoje é muito comum Hollywood produzir filmes baseados em livros de sucessos. Mas, infelizmente alguns filmes não se saem bem nas bilheterias e nem são bem recebidos pelas críticas especializadas, o que acaba fazendo com uma continuação não seja produzida. Entretanto, muitos filmes baseados em livros acabam sendo um enorme sucesso e a adaptação cinematográfica faz jus ao livro, por isso listamos os 10 melhores filmes baseados em livros.

>> Publicidade - O post ainda não acabou. <<

10  – O menino do pijama listrado

A história se passa em 1940 e tem início quando um menino de oito anos, Bruno, recebe a notícia de que terá que deixar sua confortável casa em Berlim e se mudar com a família para um lugar isolado, no campo. O motivo é a promoção de seu pai, um oficial nazista, que para ele é apenas um soldado. Bruno mora no que considera a casa perfeita, vai à escola, tem amigos e tudo que pode pedir. Uma mudança não estava nos planos do garoto que pretende ser explorador.

Logo que chega à nova casa, pela janela de seu quarto, consegue avistar uma grande fazenda, onde adultos e crianças passam o dia todo vestidos com pijamas listrados. Essa fazenda que ele avista do quarto passa a ser a possibilidade que ele tem de alterar a rotina solitária do lugar e arranjar alguém para brincar. No lugar não tem nada para fazer.
Nesta fazenda Bruno conhece Shmuel, que também tem oito anos, mas vive do outro lado da cerca e forma uma improvável amizade com o menino judeu, que não entende o motivo de Shmuel estar lá. As visitas ficam cada vez mais frequentes.

O local não tem nada de belo e de alegre como ele vê nos vídeos mostrados a seu pai, e o menino judeu não se parece em nada com o monstro desenhado por todos. Então por que ele tem que ser inimigo? Essa é uma das coisas que Bruno não consegue entender. Mas se o amigo Shmuel não pode vir para o lado de cá da cerca, por motivos que ele também não compreende, então talvez seja mais fácil que ele mesmo passe para o lado de lá.

Dirigido por Mark Herman.

Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga e David Thewlis

9 – A menina que roubava livros

Uma jovem garota consegue sobreviver em Munique, na Alemanha, através de livros que a mesma roubava. Com a ajuda de seu pai adotivo, ela consegue aprender a ler em plena Segunda Guerra Mundial. A garota, Liesel Meminger, também partilha de seu aprendizado com vizinhos e um judeu que consegue esconder sua origem para não ser morto pelo exército nazista.

Dirigido por Brian Percival

Elenco: Geoffrey Rush, Emily Watson e Sophie Nélisse

8 –  O Auto da Compadecida

O enredo do filme se desenvolve com ambientação no sertão nordestino (especificamente no sertão da Paraíba numa cidade próxima a Taperoá, em torno de dois personagens principais: João Grilo, um sertanejo mentiroso e Chicó, o maior covarde da região. Ambos são muito pobres e sobrevivem de pequenos negócios e golpes, enquanto vagam pelo sertão. Em um desses golpes, eles se envolvem com Severino de Aracaju, um temido cangaceiro, que os persegue pela região. Com uma mistura de drama e comédia, o filme também aborda aspectos culturais e religiosos do nordeste do Brasil.

Dirigido por Guel Arraes.

Elenco: Matheus Natchtergaele, Selton Mello e Fernanda Montenegro

7 –  Laranja Mecânica

Alex DeLarge, o protagonista, é um sociopata carismático cujos interesses incluem música clássica (principalmente Beethoven), estupro e ultra violência. Ele lidera uma pequena gangue de arruaceiros (Pete, Georgie e Dim) a quem ele chama de drugues (da palavra russa друг para “amigo”, “camarada”). O filme narra os terríveis crimes de sua gangue, sua captura e a tentativa de reabilitação através do controverso condicionamento psicológico. Alex narra a maioria do filme em Nadsat, gírias adolescentes compostas por corruptelas de idiomas eslavos (principalmente russo), inglês e cockney.
Dirigido por Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDonwell, Michael Bates

6 – Garota Exemplar

Nick Dunne volta para casa no dia do quinto aniversário de seu casamento e descobre que sua esposa Amy desapareceu. No frenesi midiático que se segue, começam a surgir suspeitas que Nick tenha matado Amy. Seu comportamento estranho é interpretado como características de um sociopata.

Dirigido por David Fincher

Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris

5 – Trilogia As Crônicas de Nárnia

Conta a história dos irmãos Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana são obrigados a fugir de Londres por conta dos bombardeios, acabam indo morar um um professor numa cidade distante. Lá eles descobrem uma passagem secreta escondida no fundo de um guarda roupas, que os levam para Nárnia, onde vão viver grandes aventuras durante a trilogia.

Dirigido por Andrew Adamson e Michael Apted.

Elenco: Georgia Henley, Skandar Keynes, Ben Barnes, Liam Neeson, Anna Popplewell e William Moseley

4 – As vantagens de ser invisível

Na trama de As Vantagens de Ser Invisível, um garoto de 15 anos, Charlie, entra num colégio enquanto se recupera de uma depressão, que lhe rendeu tendências suicidas, e da perda de seu único amigo. No colégio, porém, começa sua jornada de socialização, de crescimento e recuperação com a inadvertida ajuda de dois veteranos, Patrick e Sam, que o recebem em seu mundinho à parte dos populares da escola.

Dirigido por Stephen Chbosky.

Elenco: Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.

3 – Saga Jogos Vorazes

Conta a história da jovem Katniss Everdeen, que se oferece como tributo no lugar de sua irmã para participar dos Jogos Vorazes. Não concordando com o sistema, ela e seu companheiro Peeta Mellark, vencem os jogos após ameaçarem a se matar. A partir deste momento, se inicia uma revolução em todos os distritos, afim de retirar o governante supremo.

Dirigido por Gary Ross e Francis Lawrence.

Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth.

2 – Saga Harry Potter

Harry Potter é um rapaz aparentemente normal que mora com seus terríveis tios Trouxas (pessoas não-mágicas), os Dursley, em Surrey, um subúrbio localizado em Londres. No seu 11º aniversário descobre, através de um misterioso homem chamado Rubeus Hagrid, que ele é, na verdade, um bruxo. Ele também acaba por descobrir que é muito famoso no mundo mágico por ser aquele a quem todos chamam de “O menino que sobreviveu”, já que ele foi a única pessoa no mundo que sobreviveu ao ataque do terrível bruxo Voldemort, e isso quando ele era apenas um bebê. Hagrid conta a Harry que ele foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e que deve escolher se quer ficar com os Dursley ou ir para a escola.

Já no Expresso de Hogwarts, Harry conhece Ron Weasley e Hermione Granger e se tornam grandes amigos. Em seu quarto ano, Lord Voldermort retorna a vida e Harry e seus amigos precisam achar uma maneira de derrotá-lo.

Dirigido por Chris Columbus, Alfonso Cuáron, Mike Newell e David Yates.

Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e Maggie Smith.

1-  O Senhor dos Anéis (Trilogia)

Localizada no mundo ficcional na Terra Média, os três filmes seguem o jovem hobbit Frodo Baggins em sua missão de destruir o “Um Anel”, assegurando assim também a destruição de seu criador, o Senhor das Trevas Sauron. Para auxiliá-lo em sua tarefa, forma-se uma sociedade, composta por representantes dos humanos, hobbits, elfos e anões, encarregados de sua segurança pelos estranhos caminhos que terá que seguir. No entanto, a sociedade quebra-se e Frodo continua sua jornada sozinho, apenas acompanhado por seu amigo fiel, Samwise Gamgee, e pelo traiçoeiro Gollum, um dos antigos possuidores do “Um Anel”. Ao mesmo tempo, o mago Gandalf e o humano Aragorn, herdeiro exilado do trono de Gondor, unem-se e juntam o Povo Livre da Terra Média em uma guerra, finalmente vitoriosa, contra Sauron.
Dirigido por Peter Jackson
Elenco: Elijah Wood, Viggo Mortensen, Ian McKellen e Orlando Bloom.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e "dementador de livros" ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e “dementador de livros” ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.