Sonoplastia em filmes: Como é feita?

Para um filme é muito importante possuir uma trilha sonora marcante, pois é através dela que o público poderá lembrar do longa, de uma cena e até mesmo de um personagem. Mas engana-se quem pensa que é um trabalho fácil. Criar uma trilha sonora não é simplesmente compor músicas e colocá-las no filme. É necessário entender o enredo e os personagens. Além disso, todo o tipo de som que a película utilizará também precisa ser analisado e criado, por exemplo, os “pew-pew-pew” das armas utilizadas em Star Wars, foi feito a partir de batidas de martelo em cabos de sustentação e uma antena de rádio.

>> Publicidade - O post ainda não acabou. <<

Todos os detalhes de som de uma obra cinematográfica são importantes, até aqueles mais simples e alguns desses podem até ser feitos em casa. E pensando nisso, o Eu Fã listou algumas dicas que foram utilizadas em filmes para compor a sonoplastia. Quem sabe você não consegue fazer na sua própria casa?

Dicas

Barulho de flecha: Pegue uma vara de bambu fina e a balance próximo ao microfone.

Morcegos voando: Abra e fecha um guarda-chuva rapidamente.

Ossos quebrando e rachando: Quebrar bolotas, pequenas maças e nozes numa superfície de madeira. Outra dica é quebrar caules de girassóis secas.

Barulhos de bala de revólver/ impactos: Disparar anilhas ou moedas de um centavo em um estilingue. Já para o barulho de impacto é só disparar objetos diferentes em uma encosta.

O som de um dinossauro: Em Jurassic Park, foi utilizado diferentes tipos de sons de animais para recriar os barulhos dos dinossauros. No caso do tiranossauro, foi através de uma mistura de leões, jacarés, elefantes, baleias e coalas.

Rugidos de um dragão: O jeito mais básico de fazer um rugido de dragão seria pegar um grito humano e combiná-lo com rugidos de outros animais, como morsas, leões, entre outros.

Terremotos: Esfregar um balão inflado.

Socos: Dar um soco em um pedaço de carne crua.

Essas foram algumas dicas de como criar uma sonoplastia caseira. Quer tal gravarem um vídeo tentando fazer algumas dessas dicas e enviar para o Eu Fã?

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e "dementador de livros" ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e “dementador de livros” ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.

  • Anônimo

    muitobom