Origem dos estúdios hollywoodianos: Warner Bros

Um dos estúdios mais antigos de cinema em Hollywood é a Warner Bros. Ela é responsável por filmes de grande sucesso como a franquia Harry Potter, a trilogia do Senhor dos Anéis, do Hobbit, do Cavaleiro das Trevas e pelos filmes da DC.E.

Também possuí um canal de televisão, com séries de grandes sucessos. Apesar de ser um estúdio popular, quase ninguém conhece a sua origem e que seu nome vem dos próprios irmãos que a criaram. O Eu Fã irá contar um pouco sobre sua origem.

Os Fundadores

O estúdio foi fundado no dia 4 de abril de 1923 pelos quatro irmãos Warner, Harry Warner, Albert Warner, Sam Warner e Jack Warner. Os quatro eram judeus, que haviam emigrado para a Polônia (que nessa época fazia parte do império Russo ), para Ontário, no Canadá. Por mais que fossem quatro, apenas o três mais velhos foram os que começaram os negócios com as exibições de filmes, após adquirirem um projetor de filmes. As exibições foram feitas em pequenas cidades da Pensilvânia e Ohio.

gallery_warner-bros

A Distribuição dos Filmes

Em 1903, eles abriram o seu primeiro cinema, chamado Cascade, em New Castle, Pensilvânia. No ano seguinte, em 1904, os irmãos fundaram em Pittsburgh, a percussora da Warner Brothers Pictures, a Duquesne Amusement & Supply Company, que teve como finalidade a distribuição de filmes, que após alguns anos passou a distribuir em mais de quatro estados.

O Surgimento da Warner Bros.Studios e Warner Brother Pictures

Em 1912 foi contratado o auditor Paul Ashley Chese. Entretanto, foi apenas próximo a Primeira Guerra Mundial, em 1918, que começaram a produzir filmes, fazendo com os irmãos abrissem a Warner Bros. Studios, em Sunset Boulevard, Hollywood. Com a criação do estúdio, Sam e Jack foram responsáveis pela produção de filmes, enquanto Harry, Albert e o auditor, ficaram responsáveis pelas finanças e a distribuição em Nova York.

E foi durante a Primeira Guerra, que eles exibiram nacionalmente o filme “My Four Years em German”. No qual foi baseado no best-seller James W. Gerard. No dia 4 de abril de 1923, com o empréstimo bancário que Harry conseguiu , foi formada oficialmente a Warner Brothers Pictures Incorpored.

O destaque do estúdio em Hollywood

O estúdio ganhou destaque no cenário hollywoodiano foi o cão chamado Rin Tin Tin, que foi trazido da França por um soldado da Primeira Guerra. O cão acabou estrelando um curta chamado Where the North Begins. O filme foi um sucesso, e Jack Warner não perdeu esta oportunidade e acabou concordando em assinar com o cão mais filme por $ 1.000 a semana. Fazendo com Rin Tin Tin se tornasse a maior estrela do estúdio.

O sucesso do cachorro também impulsionou a carreira de Darrly F. Zanuck, se tornando o maior produtor do estúdio. Além do cachorro, o diretor Ernst Lubitsch também cresceu no estúdio, pois seu filme “The Marrige Circle” foi o maior sucesso da empresa em 1924 e encabeçou a lista do New York Times como o melhor do ano.

A Consolidação em Hollywood

Por mais que dois filmes da empresa tivessem sido um sucesso, os irmãos ainda não estavam satisfeitos. Foi então que Sam e Jack ofereceram ao ator John Barrymore (ator da Broadway), o papel principal em “Beaul Brummel”. O filme foi um sucesso e considerado um dos dez melhores filmes daquele ano. Com isso, a Warner, no final de 1924, se tornou um dos estúdios mais bem sucedidos em Hollywood. Com todo esse, em 1925 se lançaram no rádio, criando a bem sucedida KFWB de Los Angeles. É importante ressaltar que a Warner foi pioneira com a criação de filmes sincronizados.

O Surgimento dos Desenhos e da Warner Television

Com altos e baixos, a Warner continuou sendo um grande estúdio e em 1930 resolveram investir nos desenhos, produzindo um dos mais clássicos desenhos, os Looney Tunes. Além disso, em 1949, com o sucesso e a ameça da televisão para o cinema, Harry Warner mudou o foco e começou a produção de televisão, entretanto, a comissão americana não permitiu a produção. E foi só em 1954 que a Warner decolou como televisão. E até hoje é considerado um dos maiores estúdios da atualidade e com uma grande produção de séries televisivas.

looney_tunes

Outras empresas que são subsidiárias da Warner.

A Warner Bros é subsidiária da Time Warner, cuja as sedes são nas cidades de Burbank, Califórnia e Nova York. Além disso, o estúdio possuí uma grande quantidade de subsidiárias.  Como, a Warner Bros Studios, Warner Bros. Pictures, Warner Bros. Interactive Entertainment, Warner Bros. Television, Warner Bros. Animation, Warner Home Video, Cartoon Network, New Line Cinema, DC Comics, Hanna -Barbera, entre outros.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e "dementador de livros" ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e "dementador de livros" ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.