O que faz um produtor de cinema?

Logo após terminar um filme aparecem os créditos, apresentando uma lista imensa de pessoas que trabalharam para que o longa em questão acontecesse. São muitas pessoas envolvidas na execução do projeto, entre eles os produtores. Mas o que eles fazem? Por que o prêmio principal do Oscar, a estatueta de Melhor Filme, é dado a esses profissionais e não aos diretores?

Para essas perguntas há várias respostas diferentes, mas geralmente esses profissionais são os responsáveis pela concretização do filme, pois são eles que irão gerenciar cada etapa e auxiliar os outros profissionais envolvidos.

Podemos dar um exemplo figurativo, para uma casa se destacar, ela precisa de um belo paisagismo (não é mesmo?). Porém, não adianta ser bela por fora se a construção não é sólida e perspicaz, para isso precisa de um bom planejamento e de engenheiros qualificados. Adaptando isso para a indústria cinematográfica, veremos que o cinema não é só feito de arte, ele precisa de “construtores”, os produtores, que irão fazer com que o projeto saia da “planta” (roteiro), buscando vários meios e contratando também outros profissionais para dar o acabamento artístico (que não deixa de ser menos importante).

eu fã

Existem duas etapas importantes que fazem parte do trabalho do produtor: pré-produção e pós-produção. A primeira começa com uma ideia, que pode ter sido gerada pelo produtor ou alguém que deu a ele. O produtor deverá contratar roteiristas para desenvolver essa ideia. Após isso, ele precisa buscar um estúdio (quando ele não é filiado a nenhum, o que é raro), buscar financiamentos, contratar diretores, definir orçamento, o cronograma, locações e outros detalhes. Ele trabalha ao lado do diretor ou diretores na escolha do elenco.

Depois disso, começam as filmagens e alguns produtores deixam o processo criativo com os diretores, apenas supervisionam o andamento e conferem as etapas técnicas. No entanto, há os que “se metem” em cada escolha, sendo assim odiados.

Quando acaba as gravações e a edição, os produtores precisam cumprir a segunda etapa, a pós-produção. Esta envolve o marketing e a veiculação na mídia. Sendo assim, os produtores precisam contratar profissionais dessa área ou empresas que fiquem responsáveis por esse quesito. Mas não se afastam, pois supervisionam cada trailer e campanha.

Realmente é um trabalho muito importante e árduo e por isso mesmo não é realizado por apenas um profissional. Há uma equipe de produtores encarregados por cada segmento. Citamos abaixo alguns cargos.

PRODUTOR EXECUTIVO

Conhecido também por EP (Executive Producer), esse profissional é o responsável por correr atrás do financiamento para o filme. Ele pode ser também o financiador do projeto ou ser o dono dos direitos da obra que será adaptada. Alguns nem aparecem no SET de gravação,  apenas levantam fundos para sua concretização, mas isso é relativo.

CO, DE LINHA e ASSOCIADOS OU ASSISTENTES

Co-Produtor, ou Co-Produtor Executivo, Assistente de Produção, entre outros termos, são os profissionais que trabalham para outros produtores maiores. Já os Produtores Coordenado e Produtores de Linha são responsáveis por coordenar o trabalho entre os diversos produtores, são especialmente úteis quando dois filmes de uma franquia estão sendo filmados ao mesmo tempo.

Posto tudo isso, agora você entende por que são os produtores que recebem a estatueta mais importante do cinema? Deixe o seu comentário.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Últimos posts por Pâmella (exibir todos)

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.