Mistérios da ignorância: Quadrinhos não é literatura

Durante anos a literatura foi uma das artes mais privilegiadas. Com o advento da internet muita coisa mudou, e a cultura de ler acabou se perdendo com o tempo. Por esse motivo a literatura foi rotulada como uma expressão empírica, o que limitou a inserção de outros conceitos.

wpid-photo-23032013-2337

O que são os quadrinhos?

Conhecida como a nona arte, as histórias em quadrinhos são formas de artes sequênciais criadas em 1895 e oficializada como forma de narrativa. Podem ser conhecidas como gibis, HQ’s ou simplesmente quadrinhos. Existem materiais em vários formatos e para diversas faixas etárias, algumas tornando-se até mesmo grandes marcos históricos.

A grande polêmica (ou preconceito)

dsc03729

As histórias em quadrinhos alcançaram patamares inimagináveis nos últimos 30 anos. Ganhando espaço até mesmo no catálogo obrigatório de importantes universidades, sendo utilizados também em trabalhos de conclusão de cursos.

As HQ’s hoje têm um valor subestimado entre os métodos de comunicação. Uma ideia utilizada em estudos, no qual o “gibi” se torna uma ferramenta que mescla arte e literatura. Os quadrinhos podem também servir como uma estratégia de ensino infanto-juvenil até o nível universitário.

Indicações para quem nunca leu

Sandman – Neil Gaiman

Neil Gaiman já é um autor consagrado e mundialmente conhecido, mas se você ainda não conhece Sandman, conheça a sua melhor obra.

sandman-morpheus

 

V de vingança & Watchmen – Alan Moore

Estas são consideradas as duas melhores obras do Mago dos quadrinhos.

egp5h71zhbjj9kphltmw

 

 

 

 

 

Maus – Art Spiegelman

art_spiegelmanA luta contra o nazismo em sua melhor forma, a crítica.

 

 

 

 

 

 

 

Ghost in the shell – Masamune Shirow

ghost_in_the_shell_mangaA desconstrução de um universo Cyberpunk em busca de filosofia e sociologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Felipe Amaral

Aspirante a game design, adepto ao culto lovecraftiano, amante de livros, games, cinema e HQ’s. Guarda uma cópia autografada do Necronomicon na estante.

Últimos posts por Felipe Amaral (exibir todos)

Felipe Amaral

Aspirante a game design, adepto ao culto lovecraftiano, amante de livros, games, cinema e HQ’s. Guarda uma cópia autografada do Necronomicon na estante.