História do Oscar: Curiosidades sobre a maior premiação do cinema mundial

Assim como a televisão, o cinema também possui uma cerimônia para eleger os melhores do ano. Esse evento conhecido como Oscar, que foi criado no dia 11 de janeiro de 1927, em Los Angeles, Califórnia, junto com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O prêmio é entregue anualmente, sendo a mais antiga cerimônia de premiação da mídia. A ideia de criar essa premiação veio através do presidente da Metro-Goldwin Mayer (MGM), Louis B.Mayer, que se uniu com mais 36 diretores e atores que fundaram a Academia, com o intuito de incentivar a produção de obra de qualidade técnica e artística.

Por mais que tenha sido criado em 1927, foi apenas em maio de 1929 que aconteceu o primeiro evento. O local da realização da cerimônia foi o Hotel Roosevelt de Los Angeles, e foi apresentada pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor William C. de Mille.

Mas foi apenas em 1953 que o Oscar foi televisionado, porém, apenas nos Estados Unidos e no Canadá. E a primeira transmissão em cores aconteceu em 1966. O Brasil e o México foram os primeiros países, além dos EUA e Canadá a fazer a transmissão ao vivo em 1970. Atualmente a premiação é transmitida para mais de 200 países, sendo um dos maiores eventos televisivos do mundo. Em 1998 foi o recorde de audiência, no qual foi registrado 57,25 milhões de telespectadores somente nos EUA.

No Brasil, a premiação é exibida pela Rede Globo e pelo canal de televisão por assinatura, TNT. Atualmente, a entrega dos prêmios são no Teatro Dobly, em Los Angeles.

Com é feita a votação dos candidatos?

oscar-2016

A votação é feita por um júri de mais de 5.800 membros votantes da Academia de diferentes nacionalidades. Os escolhidos precisam ter sido apresentados, no mínimo, em uma semana, em três cinemas do distrito de Los Angeles. Após as exibições, os membros da Academia indicam os filmes selecionados para a escolha final dentro da própria categoria, ou seja, atores indicam atores, diretores indicam diretores, e por ai vai. Tendo selecionado os finalista em cada segmento, todos os votantes elegem um dos nomeados ao prêmio em suas respectivas modalidades.

Como é feita a escolha do Host?

O Host é escolhido pelos produtores responsáveis pela cerimônia daquele ano. Esses produtores são escolhidos pelo presidente da Academia, que pode ser o reeleito ou um novo. Antes de escolher o apresentador, os produtores levam alguns fatores em consideração. Um dos fatores é a audiência, por isso é necessário que o mestre de cerimônia tenha uma alta popularidade para atrair o público, e obviamente, uma boa desenvoltura durante a premiação. Outro ponto é que a Academia tem apostado em atores com a carreira sólida na TV. Como foi o caso de Seth MacFarlane e Neil Patrick Harris. Se o apresentador atinge bons índices, ele pode ser escolhido novamente para comandar o evento.

Quanto vale a estatueta do Oscar?

Já teve curiosidade de saber quanto vale a estatueta? E qual o seu tamanho? Pois bem, ela mede 35 cm de altura e aproximadamente quatro Kg. Ela é feita de estanho e folheada em ouro de 14 quilates. Seu valor real é de US$ 500.

Agora é esperar a próxima edição e torcer para os favoritos. A cerimônia normalmente ocorre aos domingos e no mês de fevereiro.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e "dementador de livros" ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e “dementador de livros” ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.