Graphic Novel de Game of Thrones

As Crônicas de Gelo e Fogo fizeram tanto sucesso que a história original de George R.R.Martin foi adaptada para várias mídias. Um produto de qualidade e com um alto teor mercadológico. Além dos livros, temos a série que é transmitida pela HBO; o Pop – up e também a Graphic Novel.

No prefácio do primeiro volume do HQ (belo prefácio, aliás!) escrito pelo próprio autor, ele conta de sua paixão por quadrinhos. Ele também nos apresenta o time de responsáveis pelo projeto. Destacando-se Anne Groell (editora), Daniel Abraham (responsável pelo roteiro), Tommy Patterson (desenhista), Ivan Nunes (cores) e Marshall Dillon (letreiramento).

Graphic Novel

De acordo com a própria definição do autor:

Graphic Novel é como chamam essas coisas agora. Elas são, na verdade, grandes e luxuosas histórias em quadrinhos publicadas em papel brilhante em capa dura ou em formato paperback (edição econômica), vendidas em livrarias em vez de lojas de quadrinhos e bancas de jornais. Graphic Novel soa bem. É um nome agradável, digno e respeitável para um meio artístico”, trecho do prefácio do volume I.

game-of-thrones-graphic-novel-1333489484

Adaptação americana

Nos Estados Unidos os quadrinhos de Game of Thrones (GOT) são vendidos mensalmente, mas foram adaptados as seis primeiras revistas da versão americana para constituir o volume I do Graphic Novel brasileiro. O primeiro HQ de GOT no Brasil surgiu em 2012, fruto da parceria das editoras Barba Negra com a Leya, que resultou em 240 páginas. Foram publicados, até hoje, quatro volumes que correspondem o primeiro livro da saga.

A editora Barba Negra faliu e não pode ir adiante com o projeto. A queda dessa empresa representou uma perca muito grande para a indústria de quadrinhos. Ela já foi premiada pela HQ Mix como melhor editora/selo de quadrinhos. Com isso, os direitos de publicação dos volumes dois, três e quatro da Graphic Novel de GOT foram cedidos para a Editora Fantasy- Casa da Palavra, que também fez a segunda edição do volume I. Eu, por exemplo, ganhei o primeiro volume já na segunda edição que é pela Fantasy e não pela Barba Negra.

99022d086a1b063ec5a8257a3fe35e58

Adaptação Fiel

Os quatro volumes já publicados, o último deles em julho de 2015, conta em média com 250 páginas, sendo que no final do livro apresenta o making of, mostrando como eles fizeram: da seleção dos objetos até o acabamento do produto.

A Graphic Novel é bem fiel ao primeiro livro da saga de As Crônicas de Gelo e Fogo e os personagens são muito parecidos com os atores da série da HBO. Só tenho uma ressalva quanto ao HQ, eu não tive problemas na compreensão, mas para uma pessoa que nunca tenha lido os livros de as Crônicas de Gelo e Fogo ou nunca assistiu a série na TV (parece surreal, mas existem seres que conseguem viver até hoje sem o conhecimento de GOT), esses indivíduos podem não entender, pois a adaptação no Graphic Novel e voltado ao público que já sabe a história, pois é resumida. Recomendo, portanto, que leiam os livros originais ou acompanhem a série na HBO. Vale muito a pena ter essa coleção na estante, a arte do Graphic Novel é muito bem feita!

Nossas notas

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Últimos posts por Pâmella (exibir todos)

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.