Entrevista com Yorhán Araújo: o criador de Sigmund e Freud

Já imaginou um cachorro e uma raposa conversando sobre fatos cotidianos? De modo bem criativo, divertido e inteligente, o publicitário Yorhán Araújo, de 27 anos, criou as tirinhas “Devaneios com Sigmund e Freud”. Através de suas redes sociais, o artista independente disponibiliza seu trabalho diariamente, conquistando assim uma legião de admiradores e incentivando a cultura. Conheça um pouco mais sobre o trabalho desse ilustrador, de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, em uma entrevista inédita.

Ator e Obra

12717299_1117707381587385_8118768700598626497_n

13413715_1299508153412381_2464664272810568507_n

Entrevista

Eu Fã: Quando você descobriu ou decidiu que seria ilustrador? Como foi?
Yorhán: Eu ilustro desde sempre, rabisco na verdade. Mas decidir ser ilustrador mesmo veio de uns dois anos pra cá, depois do sucesso das tirinhas. Ah! Foi legal começar algo, sabe, trabalhar com o que eu fazia por me fazer bem.

Eu Fã: De onde veio à inspiração para criar o Sigmund e o Freud?
Yorhán: Veio das tirinhas de jornais antigos com a mistura dos conteúdos para internet. Porém, muito mais pelas tirinhas e animações antigas como Tom e Jerry e filmes como Debi e Lóide. A intenção era ser um humor bem tosco, na verdade, mas não consegui.

Eu Fã: Como você descreveria suas tirinhas?
Yorhán: Conversas entre dois animais. Não tem nada de mais neles, são como se fossem duas pessoas conversando e o leitor seria a terceira pessoa da conversa. Como se fosse uma roda de três amigos: Sigmund, Freud e você. Eu gosto de simplicidade e por isso não tem cenas variadas nas tirinhas, apenas uma perspectiva. Afinal de contas, nas conversas que temos não precisamos ficar mudando de posição toda hora. Por que em uma conversa nas minhas tirinhas teriam? Por que é a técnica necessária pra se fazer quadrinhos? Comigo não.

13407125_1297240573639139_6292686577432084571_n

Eu Fã: Esse foi o seu primeiro projeto nesse ramo?
Yorhán: Na verdade eu tinha um blog onde fazia textos e as vezes tirinhas com bonecos pictográficos. Era bem tosco, mas eu gostava muito, o nome do blog era Hey Yo Blog.

Eu Fã: Além das tirinhas tradicionais de Devaneio você também fez duas tirinhas animadas e está para lançar dois livros, sendo que um deles é sobre o Devaneios. Conte-nos como está sendo o processo para o livro e o quais suas metas em relação ao Sigmund e ao Freud, se você pensa em voltar para o youtube com esses personagens.
Yorhán: Então, estou esperando o contrato para começar a produção dos livros. Então não posso falar muito do outro livro, mas o do Devaneios quero fazer tirinhas inéditas e algumas curiosidades. Quanto à animação, quero voltar com elas sim, ainda não tenho data prevista, mas ainda esse ano, provavelmente.

Eu Fã: Quais são suas “preocupações” quando você está criando uma ilustração? Que características você considera que uma boa ilustração deve ter?
Yorhán: Acho que uma boa ilustração tem que passar algo bom sabe. Se você se sentir bem com as linhas que vê, tudo bem, não gosto de me prender a técnicas.

Eu Fã: Que outros ilustradores, brasileiros ou não, inspiram você ou despertam sua admiração?
Yorhán: Luiza de Souza (Ilustra, Lu). Ela tem uns quadrinhos que gosto muito que são “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos” e “Marcela, mulher melhore”. O trabalho dela tem um limiar muito interessante entre o romântico e o humor e isso me agrada muito.

Eu Fã: Quais são as dificuldades enfrentadas pelos artistas independentes no Brasil?
Yorhán: A falta de valorização da arte no cenário nacional. As pessoas querem tudo de graça e não querem saber se você está se esforçando para se manter. Eu, por exemplo, não ganho dinheiro com as tirinhas e faço tirinhas todos os dias. Tenho que trabalhar com ilustração e publicidade para me sustentar e é complicado.

Eu Fã: Por fim, qual sua dica para as pessoas que querem começar uma carreira como artista independente em nosso país?
Yorhán: Tenha paciência, sem spam e não desistam. É complicado, mas realmente não desistam.

13332863_1292860294077167_7679342014944725323_n

E ai curtiu a entrevista com o Yorhán Araújo? Quer saber um pouco mais sobre o trabalho dele? Abaixo listamos seus contatos.

E-mail: yocontato@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/yoilustra/
Instagram: www.instagram.com/yorhanaraujo/

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Últimos posts por Pâmella (exibir todos)

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.