Entendendo a franquia de séries Chicago

No dia 10 de outubro de 2012, estreava na TV americana Chicago Fire, uma série com o objetivo de mostrar o dia a dia dos bombeiros, equipes de resgate e paramédicos da Brigada 51. O que seus criadores talvez não esperassem é que essa seria a porta de entrada para uma excelente franquia televisa centrada na cidade de Chicago.

O Universo Chicago

A franquia é composta por quatro séries: Chicago Fire, Chicago PD, Chicago Med e Chicago Justice, a última com estreia programada para março desse ano. Diferentes de outros spin-off, os quais podem, ou não, ter um evento ligando-o a série original, as séries da franquia Chicago possuem um link constante entre si. É normal você encontrar personagens de uma série transitando por outra, tendo casos de romances entre séries, ou ainda parentes em séries diferentes (irmãos paramédico e policial, ou médico e policial).
A cada temporada temos ainda os aguardados crossovers, histórias que são divididas entre episódios de todas as séries da franquia. Com os crossovers, esse universo às vezes se expande até Nova York, interagindo a Unidade de Vítimas de Especiais, da série Law & Order: SVU, que possuiu o mesmo produtor da franquia Chicago, agregando ainda mais conteúdo para essa maravilhosa franquia.

Um pouquinho cada série


Chicago Fire, como falado no início, acompanha o dia a dia da Brigada 51, seus bombeiros, paramédicos e equipe de resgaste, que atendem diferentes chamados na cidade Chicago. Perigo e adrenalina são comuns nessas profissões, e podem cobrar seu preço na vida pessoal. Atualmente em sua 5ª temporada.

Chicago PD teve seu piloto no 23º episódio da primeira temporada de Chicago Fire. A série é centrada no Distrito 21 da polícia de Chicago, acompanhando a vida dos homens e mulheres que arriscam suas vidas para proteger cidade, seja como guardas uniformizados patrulhando a ruas, seja combatendo grandes crimes na Unidade de Inteligência. Atualmente em sua 4ª temporada.

Chicago Med foi apresentada no episódio S03E19 de Chigago Fire. A série leva o nome de um dos principais hospitais da cidade, no qual acompanhamos a rotina e os dramas vividos por sua equipe médica. Atualmente em sua 2ª temporada.

Chicago Justice ganhou seu piloto no episódio S03E21 de Chicago PD. A série vai nos levar aos tribunais do Estado, acompanhando a vida dos promotores e investigadores, que buscam por justiça, tendo que lidar com a mídia, a opinião pública e a política. Estreou em 05 de março deste ano, porém foi cancelada após sua primeira temporada.

Guia de Crossovers


Para você que deseja mergulhar nesse universo, ou já segue alguma série da franquia, mas se sente perdido quando há um crossover, separamos um guia com todos os episódios de crossovers que já foram ao ar na ordem correta de assisti-los. Confira:

Chicago PD S01E06 – Participação do elenco de Law & Order: SVU

Chicago Fire S02E20 >> Chicago PD S01E12

Chicago Fire S03E07 >> Law & Order: SVU S16E07 >> Chicago PD S02E07

Chicago Fire S03E21 >> Chicago PD S02E20 >> Law & Order: SVU S16E20

Chicago Fire S04E10 >> Chicago Med S01E05 >> Chicago PD S03E10

Law & Order: SVU S17E14* >> Chicago PD S03E14

Chicago Fire S05E09 >> Chicago PD S04E09

Chicago Fire S05E15 >> Chicago PD S04E16 >> Chicago Justice S01E01

*Antes de assistir a esse crossover, especialmente se você não acompanha Law & Order: SVU, recomendamos assistir antes o primeiro e segundo episódios (episódio duplo) da 17ª temporada de Law & Order: SVU (S17E01-02), para entender o senário em que se inicia o crossover.

Thaís Torres

Publicitária que brinca de ser fotógrafa. Uma seriemaníaca, cinéfila e leitora ávida. Viajante na vida e no mundo da imaginação.

  • Patrícia Barbosa

    Era mesmo isto que eu andava a procura!!! Obrigada 🙂

  • Rebeca Cristine Cavalcante De

    Obrigada por explicar. Mas achei estranho vc ter colocado que CF no 3×03 faz crosover com CPD e LOSUV tudo sendo ep 07, mas salvei assim srsr.. assisti o CF 3×03 e não vi ligação nenhuma com as outras séries, ai hj fui procurar baixar em outro site e vi que todos são ep 07. Só um erro de digitação aí srsr mas muito obrigada!!