Dossiê: Steven Spielberg

Steven Allan Spielberg, o Steven Spielberg, tem 70 anos de idade, 54 anos de carreira, 13 funções diferentes, 125 filmes e séries, vários prêmios no currículo. Além disso, é considerado um dos melhores cineastas de todos os tempos, tendo dirigido e produzido diversos filmes espetaculares e que marcaram a história do cinema. Por todas as suas façanhas, resolvemos fazer um resumo de sua carreira na coluna Mestre & Obra do Eu Fã.

Sua Vida

Steven Spielberg nasceu em 18 de dezembro de 1946, em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos. Ele era de uma família judaica de classe média. Ele ganhou sua primeira câmera aos 12 anos. Com 19, iniciou o Curso de Cinema na Universidade da Califórnia, mas abandonou os estudos e mais tarde decidiu voltar. Atualmente tem seis filhos, sendo dois adotivos, e é casado com a atriz Kate Capshawe.

Sua Carreira

Spielberg dirigiu filmes que não só se tornaram recordistas de bilheteria. Seu passaporte para fama começou aos 22 anos com o curta de 24 minutos, Amblin. Este que foi exibido no Festival de Atlanta e fez com que as portas da Universal Studios se abrissem para ele.
Está atualmente entre os três mais afortunados de Hollywood. Além de dirigir, produzir filmes e séries, roteiros e participar da equipe técnica, Spielberg também abriu sua própria produtora em 1984, a Amblin Productions, e depois virou um dos donos da DreamWorks SKG.

Filmes destaques

A Lista de Schindler (1993)
O Resgate do Soltado Ryan (1998)
Jurassik Park (1993)
Prenda-me se for capaz (2002)

Curiosidades

• George Lucas e Steven Spielberg são responsáveis por sete dos 10 melhores filmes de maior bilheteria de 1980.

• Sua famosa frase: “Antes de iniciar as filmagens de um novo trabalho, eu sempre assisto a quatro filmes. São eles: Os Sete Samurais (Akira Kurosawa, 1954), Lawrence da Arábia (David Lean, 1962), A Felicidade não se Compra (Frank Capra, 1946) e Rastros de Ódio (John Ford, 1956)”.

• Spielberg nunca tomou café em toda a vida.

• Envolvido com política e direitos humanos e aborda esses temas em seus filmes.

• Em seu tempo livre, Spielberg gosta de jogar videogames. Ele é muito fã de “Assassin’s Creed”.

• Sua série favorita é Doctor Who.

 

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.