Deuses Mitológicos: Gregos

Mitologia é um assunto bastante interessante. Apesar disso muitos ainda não sabem qual o conceito da palavra. Pois bem, Mitologia é o estudo das lendas, narrativas e rituais. Além de ser uma ciência que busca explicar os mitos que possui um caráter social, dentro do contexto geral da cultura de cada povo.
O mito foi criado para explicar a origem do universo, dos humanos, dos acontecimentos que nos cercam. Tudo isso, segundo a mitologia, acontece por conta dos deuses. São essas divindades que foram os grandes responsáveis por todo o planeta, e eram idolatradas pela maioria.

Deuses mitológicos é  um tema tão bom que é estudado até hoje. Infelizmente, muitos por mais que achem interessante o tema, acabam não se aprofundado e ficam apenas no superficial. Por isso, como fã de mitologia, o Eu Fã não pode deixar esse tema passar em branco, portanto faremos matérias na qual explicaremos uma pouco sobre os deuses. Neste primeiro artigo será a grega. Esperamos que gostem.

 

Zeus- Rei supremo de todos os deuses

Apesar de ser o filho mais novo do titã Cronos e Réia. Zeus é quem comanda o Monte Olimpo (morada dos deuses).
O deus lança relâmpagos para impor a justiça e a ordem. Possui várias amantes e esposas, entre elas, ninfas, humanas, deusas. Entretanto, sua principal esposa é Hera. Tem dois irmãos, Poisedon e Hades.

 

Hera- Deusa do matrimônio e do parto. Rainha de todos os deuses

Hera é a terceira esposa de Zeus, mas é ela quem governa ao lado dele. É conhecido por ser vingativa, pois se vingou de todas as amantes de seu marido e dos filhos que ele gerou com essas mulheres. Apesar do seu jeito de ser, tanto ela como Zeus representam, pelos gregos, a união do homem e mulher.

 

Poisedon- Deus do Mar

É o irmão mais velho de Zeus e Hades. Controla os mares e oceanos e é através do movimento de seu tridente que ele causa tempestades e terremotos. Sua fúria é bastante conhecido entre os deuses.

 

Hades- Deus do submundo e dos mortos

O último irmão, Hades, é um caso a parte dos demais, pois não vive no Olimpo, mas sim em seu próprio território, pois como ele é o deus da morte, controla o Submundo. Entretanto, sua imagem não é considerada uma imagem maligna.

 

Afrodite- Deusa do amor e da beleza

Ela é a mais belas entre todos os deuses. Seu nome dela significa “nascida da espuma”, por conta dos boatos que ela havia surgido do mar. É esposa de Hefesto, mas já teve caso com outros deuses, incluindo Ares e Hermes, além de casos com mortais.

 

Atena- Deusa da sabedoria, da guerra, justiça e artes

É filha de Zeus com sua primeira mulher, Métis. Por ser a deusa da sabedoria, nada mais justo do que seu símbolo ser o animal que representa a mais sábia das aves, a coruja. Além de sua sabedoria, a deusa também é habilidosa e especialista em artes e guerra, por isso carrega uma lança e um escudo, cujo o nome é Égide.

 

Ares- Deus da guerra

É o outro filho de Zeus e Hera. Em um campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra. Possuí vários filhos humanos e é amante de Afrodite.

 

Apolo- Deus do sol, da poesia, música, artes e da medicina.

Ele também é filho de Zeus, mas sua mãe é uma titã chamada Leto. Quando mais novo, era um deus super vingativo, mas a medida que foi crescendo, se tornou mais calma e passou a usar seus poderes para cura, música e previsões do futuro.

 

Hefesto- Deus do trabalho, do metal e do fogo.

Também é filho de Zeus e Hera. Ao nascer, foi jogado pela mãe no oceano, pois não nasceu fraco e feio. Entretanto, acabou sendo resgatado pelas ninfas e se acabou se tornando um artesão. Os deuses ficaram tão impressionados com seu trabalho que o levaram até o Olimpo e o nomearam deus do fogo e forja.

 

Ártemis- Deusa da caça, da castidade, dos animais selvagens e da luz

Ela é irmã de Apolo. Representa que fica furiosa ao se sentir ameaçada. Ela utiliza um arco e com ele protege os animais.

 

Hermes- Deus mensageiro, protetor dos comerciantes

Filho Zeus e com a deusa Maia. Ele é um mensageiro dos deuses, além de proteger os viajantes e mercadores. Infelizmente tinha um lado obscuro: algumas vezes trazia mentiras e histórias falsas.

 

Dionísio- Deus da festa, vinhos e prazer

É filho de Zeus e de Sêmele. Era uma divindade benéfica, pois ele era responsável pela a energia da natureza, como calor e umidade, fazendo com os frutos amadurecesse. Ele era o que mais se aproximava dos homens. Era amante da caça e tinha a habilidade de acalmar animais selvagens.

Esperamos que tenham gostado da breve explicação sobre esses deuses. E que esse conhecimento faça que interesse para estudar mitologia cresça ainda mais.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e "dementador de livros" ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.

Marco Lotes

Jornalista e aspirante a ator. Pothermaníaco e “dementador de livros” ele é extrovertido, amante da sétima arte e colecionador de relíquias cinematográficas.

  • Caio Oliveira

    Legal.
    Acho engraçado como a cristianização do ocidente demonizou a figura de Hades, quando você pesquisa mais sobre mitologia grega acaba descobrindo que muita coisa que pensávamos saber foram na verdade adaptadas para nosso “paladar”.
    Claro que as melhores fontes ainda são as antigas epopeias, mas caso alguém não tenha condição ou paciência para ler a Teogonia, Odisseia ou a Eneida eu recomento o Universo, os Deuses, os Homens do Jean Pierre Vernant, ele trás uma análise muito mais trabalhada sobre vários mitos gregos em uma linguagem muito fácil de se entender, é excelente para quem não só quer conhecer as histórias superficialmente como também saber o significado delas.

  • Taina

    Hades e Anubis são meus deuses mitológicos favoritos, da Nordica acredito que talvez Lock, mas ainda não pensei muito nisso, ja que admiro Balder. Impressionante e que muitas pessoas tem preconceitos com esses deuses, acredito que é por não saber mesmo. Eu sou viciada em mitologia, então ja li vários livros diferentes da grega, infelizmente da Nordica e da egípcia so achei um de cada… Também tem os documentários da History sobre esses deuses. Seria legal ums postagem sugerindo livros de mitologia diversa, livros sérios claros não ficções baseadas neles, porque Percy Jackson, e uma tristeza e falha nessa questão