DC vs Marvel: de que lado você está?

DC Comics e Marvel (ou vice-versa, a ordem não foi parcial aqui) são grandes editoras estadunidenses de quadrinhos. Ambas foram criadas na década de 30 do século passado e vivenciaram a Era de Ouro dos Quadrinhos (que compreendeu os anos 30 a 50, com o surgimento das histórias de super-heróis). Este período foi  impulsionado pela Segunda Guerra Mundial. Essas duas gigantes do entretenimento dominam, até hoje, esse mercado e, são consideradas arquirrivais. Há quem diga que uma seja melhor que a outra ou que ambas possuem peculiaridades que as permitem conviver no mesmo nível, em meio à concorrência.

Essa rivalidade foi e continua sendo benéfica para os fãs de quadrinhos, de seriados e para os amantes do cinema. Já que suas histórias foram adaptadas em diversas mídias. Para contextualizar um pouco sobre elas, abaixo fizemos um breve apanhado sobre suas origens e suas principais diferenças.

Origem

 

A Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi um fator cordial para as histórias em quadrinhos ganharem mais leitores. Pois, os super-heróis passaram a lutar contra ameaças nazistas.  Dando assim esperanças para a população que estava tão abalada na época.

Um pouco antes desse estopim, A DC Comics, que na época tinha outro nome, foi fundada. A empresa surgiu em 1935, criada pelo escritor e major do exército Malcolm Wheeler-Nicholson. A princípio, a companhia se chamava National Periodical Publications. Mais tarde passou a ser National Allied Publications para publicar revistas em quadrinhos (New Fun: The Big Comic Magazine e a New Comics).

Anos depois, a empresa passou por uma crise e seu criador resolveu recorrer a um distribuidor independente, Harr Donenfeld como sócio. E juntamente com Jack S. Liebowitz formou a Detective Comics Incorporated, popularmente conhecida como DC.

reboot-convergence-divergence-dc-comics-850x477

Apesar da DC ser conhecida pelos seus super-heróis, outros gêneros também foram publicados por ela. Como ficção científica, faroeste, humor e romance. Eles surgiram na década de 40, após a popularidade dos heróis terem diminuído com o término da Segunda Guerra Mundial.

Em 2009 a DC firmou contrato com a empresa Warner Bros (Time Warner). Tornando-se subsidiária dessa companhia.

Já a Marvel Entertainment, era originalmente chamada de Timely Comics. Ela foi fundada em meados dos anos 30, por Martin Goodman. Ele era editor de revistas pulp que começou a vender histórias de faroeste em 1933.

Eu Fã

Os anos 50 foram complicados para a Timely Comics.  Deste modo, Martin Goodman passou a publicar com o nome de Atlas e tentou ressuscitar alguns heróis da década de 40, mas não obteve sucesso. A empresa se recuperou apenas nos anos 60 após a criação do Quarteto Fantástico. O sucesso foi tão grande que estimulou a criação de outros heróis na mesma década, com destaque para o Homem-Aranha.

Entre altos e baixos a companhia foi comprada em 1988, pelo empresário Ronald Parelman. Ele colocou a empresa na Bolsa de Nova York, mas foi acusado de desviar dinheiro para assuntos pessoais. Por isso, Isaac Perlmutter assumiu a empresa em 1997. A Marvel foi comprada pela Walt Disney Company, em 2009, por 4 bilhões de dólares.

Diferenças

Eu Fã

Enquanto a DC Comics é muito conservadora, a Marvel é muito realista. Essa abordagem mais “próxima da realidade” também se reflete nos locais onde os personagens atuam. A Marvel usa mais cidades reais, enquanto a DC tem cidades fictícias bastante consagradas, como Metrópolis, Gotham City, Central City, Coast City.

Na Marvel, por exemplo, os X-Men são chamados de mutantes. Na DC, a designação para os super-heróis, em geral, é “meta-humano”.

Em relação à mitologia, a Marvel apela para heróis de outras eras ou mesmo para deuses, como Thor. E mesmo assim, ela tem uma tradição de explorar mais os aspectos humanos de seus heróis. Mesmo eles sendo capazes de levantar um prédio com uma mão. Enquanto a DC, os deuses são intocáveis, sendo suprassumo da moral e da ética.

Essas são algumas diferenças entre elas. No Brasil, há ainda pessoas que confundem as empresas, já que a publicação dos quadrinhos de ambas foram feitas pela Abril, nos anos 80 e 90 e, atualmente, pela Panini.

Enfim, de qual lado você fica: Team Marvel ou Team DC? Ou prefere ambas? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Últimos posts por Pâmella (exibir todos)

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.