Conheça a história da Walt Disney Company

A Wal Disney Company é o maior estúdio de animação do mundo e possui uma receita exorbitante. A companhia possui inúmeros empreendimentos como: 14 parques temáticos ao redor do mundo; 11 canais da TV a cabo (entre eles a Disney Channel, A&E e ESPM); 72 emissoras de rádio, além de ser responsável pela divisão musical e ter adquirido a Miramax, a Pixar, Marvel e a LucasFilm. Por seu notável reconhecimento resolvemos contar um pouco sobre a origem dessa empresa.

História

A Wal Disney Company foi fundada em 1923 pelos irmãos Disney – Walter e Roy – inicialmente chamava-se Disney Brothers Cartoon Studios. Os irmãos eram sócios iguais e começaram produzindo as Comédias de Alice. Vale ressaltar que esse empreendimento não foi o primeiro da carreira de Walter Disney, popularmente conhecido como Wal Disney. Já que antes dele ingressar nessa parceria com o irmão, o animador tinha fundado o estúdio Laugh-O-Gram. Empresa que produzia desenhos animados tendo contos de fadas como tema, mas esse empreendimento não teve êxito.

waltroy1928

Em 1926, a empresa dos irmãos passou por dificuldades financeiras depois do encerramento da série Alice e mudou seu nome para The Walt Disney Studios. Porém, em 1928, Walt Disney, criou o personagem Mickey Mouse, fruto de seus rascunhos, que inicialmente fora batizado como Mortimer. Mas teve o nome rejeitado pela mulher de Walt, ficando registrado como Mickey mesmo. O camundongo se tornou o personagem símbolo dessa franquia até os dias de hoje. Ele surgiu como forma de ser concorrente do desenho do gato Félix.

Waldisney

A construção do império

Já em 1929 a parceria entre os irmãos deu lugar a Walt Disney Productions Ltda e mais três outras empresas. Dez anos mais tarde, elas se reuniriam na Walt Disney Productions.

A primeira animação produzida pelo estúdio Disney foi Branca de Neves e os Sete Anões, em 1937, que rendeu muito reconhecimento e dinheiro para a empresa. Em 1941, durante uma greve dos animadores, em meio a Segunda Guerra Mundial, o estúdio focou em produzir propagandas para os Estados Unidos.

Em 1966, Walt Disney morreu de câncer no pulmão e a companhia começou a ter um lento declínio, que culminou com a tentativa de acionistas de comprar a empresa através do controle majoritário de suas ações. Porém, Roy conseguiu manter a liderança. Em 1971 veio o falecimento de Roy Disney. A empresa teve outros diretores executivos, desde 2005 até os dias atuais o responsável é o Robert Iger.

A partir da década de 80 a companhia começou a sua expansão e foi adquirindo outros empreendimentos. Se fortalecendo ainda mais no cenário cinematográfico, televisivo, radiofônico e de parques aquáticos.

netflix2

Como havia dito Walt Disney:

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”, ele e o irmão construíram um império que mesmo após suas mortes dá muitos frutos e perpetua seus nomes.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.