Como funciona o Emmy Awards?

Para reconhecer o trabalho prestado em qualquer segmento da sociedade humana são criados premiações, que são entregues em congressos, festivais, entre outros. No ramo do entretenimento não é diferente, pois para os melhores do cinema a gratificação mais importante acontece no Oscar. Assim como o Grammy para a área musical, e o Tony ao campo teatral. No entanto, nesse artigo vamos contar um pouco sobre o Emmy Awards, que é a premiação destinada aos profissionais da TV, incluindo também conteúdo do meio digital.  Já que esse prêmio vem se atualizando a cada ano para englobar novas produções, entre elas os da Netflix, por exemplo.

Porém, qual é a origem desse evento? Quais programas são elegíveis? Como funciona o processo de votação? Para responder essas perguntas confira nossa matéria especial sobre esse tema.

 

Arte e ciência

Emmy Award Statues at the 29th Annual Sports Emmy Awards

O Emmy Awards é um evento anual, presente desde 1949, com sede em Los Angeles. Existem várias categorias do Emmy, porém, vamos dar destaques ao Primetime Emmy Awards (programas do horário nobre da TV americana. Ele atualmente engloba também plataformas digitais – processo em transição). Os indicados de melhores séries, minisséries e telefilmes são escolhidos pela Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA.

Vale acrescentar que o nome Emmy foi utilizado como uma feminização de “immy”, que remete aos tubos de imagem encontrados nas primeiras câmaras de televisão. A estatueta foi confeccionada pelo engenheiro Louis McManus, que usou a própria esposa como modelo. O símbolo apresenta uma mulher segurando um átomo, no qual a imagem feminina representa a musa da arte, e o átomo homenageia a ciência. Essa estatueta possui 18 quilates de ouro e pesa 2,15 quilos, medindo 40,64 centímetros.

 

Os participantes

Para os programas televisivos serem elegíveis, eles devem ser transmitidos em canal aberto ou a cabo durante o horário nobre (das 18h às 02h), entre 1º de junho a 31 de maio. Além do que, precisam ser vistos, pelo menos, por 51% dos telespectadores nos Estados Unidos. Os da plataforma digital precisam também ter uma boa audiência e precisam ser vinculados nesse mesmo período.

Os participantes precisam pagar uma taxa, uma quantia que tem por base a forma de indicação. Se é individual (US$ 125) ou em grupo (mais de US$ 450). A inscrição pode ser feita por carta ou por fax.

As categorias são: Melhor série de comédia; Melhor série de drama; Melhor série de variedades, musical ou entretenimento; Melhor minissérie ou telefilme; Melhor direção numa série de comédia; Melhor direção em série dramática; Melhor direção num programa de variedades, musical ou comédia; Melhor direção numa minissérie, telefilme ou especial dramático; Melhor roteiro em série de comédia; Melhor roteiro em série de drama; Melhor roteiro para um programa de variedades, música ou comédia; Melhor roteiro em minissérie, filme ou especial dramático; Melhor reality show; Melhor talent show; Melhor filme para televisão; Melhor performance individual num programa de variedade ou de música;

Melhor ator numa série de comédia; Melhor ator em série dramática; Melhor ator em minissérie ou filme; Melhor atriz numa série de comédia; Melhor atriz em série dramática; Melhor atriz em minissérie ou filme; Melhor Desempenho Voice-over; Melhor ator secundário numa série de comédia; Melhor ator coadjuvante em série dramática; Melhor ator secundário numa minissérie ou filme; Melhor atriz secundária numa série de comédia; Melhor atriz coadjuvante em série dramática; Melhor atriz secundária numa minissérie ou filme; Melhor ator convidado numa série de comédia; Melhor ator convidado numa série de drama; Melhor atriz convidada numa série de comédia; Melhor atriz convidada numa série de drama, entre outros.

 

Os indicados

primetime-ammy-awards-set-moveorama-Eu-fa

 

Os membros da ATA votam nessa etapa (para ser membro é preciso se filiar pagando uma taxa e cumprir todas as regras estabelecidas). Atualmente são em torno de 10 mil pessoas, que são divididas em 26 grupos, determinados por áreas específicas de experiência na indústria. A academia tem um Comitê de Premiação formado por dois representantes de cada grupo, eles planejam o Emmy de cada ano.

Os participantes assistem aos episódios, classificando-os em um ranking de 1 até 5 (ou 6, dependendo do número de indicados), onde 1 é a mais alta, e 5/6 é a mais baixa. Em caso de empate, o indicado que teve o maior número de votos “1” vence. Se persistir o empate, o maior número de votos “2”, e assim por diante.

Quando os “jurados” terminam de preencher os seus votos, eles devolvem o envelope selado para os auditores da Ernst & Young (empresa responsável por fazer a contagem dos votos). A Ernst & Young mantém os nomes dos vencedores em segredo e guarda-os até o prêmio ser transmitido. Essa contratada oficial mantém os votos consigo até os apresentadores levarem os envelopes para o palco.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.