CCXP: Vivenciando um evento épico

Entre os dias 01 e 04 de dezembro aconteceu em São Paulo a terceira edição da Comic Con Experience, e o Eu Fã marcou presença durante dois dias do evento! Nesse artigo vou contar um pouco para você como foi essa experiência, dando algumas dicas para quem planeja ir ao próximo evento!

Sobre a CCXP

Nesse ano tivemos a terceira edição da Comic Con, que foi realizada pela primeira vez em dezembro de 2014, ocupando na época uma área de 40.000 m² no São Paulo Expo, recebendo 92 mil visitantes naquele ano. Na edição de 2015, a área do evento passou para 55.000 m², recebendo mais 142 mil pessoas.

Em seu terceiro ano, a área do evento evoluiu para 100.000 m², com um público de 192 mil entusiastas da cultura pop (nerds 😀 ). Eu estive presente no evento em 2015, retornando em 2016 (e pretendendo voltar todos anos), e posso afirmar que era clara a evolução do espaço. Com essa primeira informação, fica a primeira dica, prepare-se para andar.

Planejando sua ida

Se você pretende ir à CCXP planeje quantos dias pretende ir ao evento e garanta seu ingresso com antecedência. Os ingressos possuem lotes, que vão encarecendo a cada período de tempo, além disso, alguns dias tendem a esgotar um ou dois meses antes do evento, como aconteceu com os ingressos de sábado nesse ano. Se você não é de São Paulo, como eu, vale a pena buscar por uma caravana (excursão) para o evento saindo da sua região, ainda mais se for apenas um dia, será a maneira mais cômoda e prática para aproveitar o evento.

Existem caravanas que oferecem pacotes para mais de um dia, mas você também pode ir por conta própria. A dica para quem for mais de um dia é procurar um bom hotel, que fique próximo ao metrô preferencialmente, para facilitar sua locomoção pela cidade. Mas porque próximo ao metrô? É transporte recomendado pela organização do evento, por sua praticidade, além do evento ficar a poucos minutos da estação do Jabaquara.

O legal do metrô (experiência própria) é que a CCXP fornece transporte gratuito da estação do Jabaquara até o centro de exposições no qual acontece o evento. Planejando com antecedência, você também pode conseguir ótimas ofertas de hospedagem. Então, se pretende desfrutar da CCXP no próximo ano, sua palavra-chave é planejamento!

O evento

Chegando ao local do evento prepare-se para uma coisa: filas. Algo que fará parte de todo o seu dia, a começar pela entrada, então chegue cedo. Entrando no evento em si, sua magnitude e que ele tem a oferecer pode causar certo fascínio e desorientação, então pare, respire fundo e dê uma volta de reconhecimento por todo o evento. Antes de escolher no que ir primeiro, vale a pena circular e conhecer todas as atrações, já definindo aquelas que realmente quer ir. Uma das grandes atrações das Comic Con são os cosplays.

Você encontra personagens dos mais variados universos andando pela convenção. Se você gosta de brindes prepare-se para brincar muito, pois esses são, quase sempre, prêmios por participação em atividades promovidas pelos expositores. Já se o seu foco são painéis, chegue bem cedo e vá direto para o auditório. Os auditórios não são esvaziados entre um painel e outro, então quem consegue um lugar, não abre mão dele.

Essa redatora que vos fala, optou por circular, tentando ir no máximo de atrações oferecidas. Visitei exposições, participei de diversas brincadeiras, realizei algumas compras (não tem como não trazer uma lembrancinha pra casa), e tirei fotos com diversos cosplays. Apesar de ser o meu segundo ano no evento, digo a vocês que fiquei sim um pouco perdida deslumbrada com a magnitude do evento (uma grande evolução da última edição como já foi mencionado), por isso senti que aproveitei melhor o meu segundo dia. Por isso, aconselho, a quem puder, ir em pelo menos dois dias, para aproveitar ao máximo tudo. Eu amei, e pretendo voltar todos os anos! 🙂

 

 

Thaís Torres

Publicitária que brinca de ser fotógrafa. Uma seriemaníaca, cinéfila e leitora ávida. Viajante na vida e no mundo da imaginação.