Bollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo

Se você acha que Hollywood é a maior indústria cinematográfica do mundo, você está enganado. Uma indústria indiana, conhecida como Bollywood detém o maior número de produções anuais, e deixa a grande Hollywood pequena. Como assim a maior indústria de cinema do mundo? Impressionante, não é mesmo? Mas enquanto os Estados Unidos produzem em torno de 650 filmes por ano, a Índia produz 1000.

Apesar de Bollywood ser a maior em produção, porém está longe de ser a mais lucrativa indústria cinematográfica do mundo. Pois Hollywood é responsável por 60% da renda do cinema mundial, sobrando pouco para o cinema produzido em outros países.

Um pouco de história

BOLLYWOOD

Os indianos conheceram o cinema sete meses após sua invenção, em 1895, pelos irmãos Lumière. Essa novidade fez sucesso imediatamente. Mas foi apenas em 1940 que ele teve um papel muito importante para a cultura indiana, pois os filmes ajudaram na identidade nacional do país, que acabava de se tornar independente da Inglaterra. No entanto, foi na década de 90 que ele teve um boom, decorrente da liberação econômica do país.

O nome Bollywood surgiu da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade sede dessa indústria), e de Hollywood (nome da indústria cinematográfica americana). Mas não é todo o cinema indiano que recebe esse nome, apenas os de língua hindi. Já que a Índia é dividida em regiões que possuem outros idiomas e outras indústrias cinematográficas, mas que são menos populares.

Mumbai é o maior estado em área territorial e o segundo mais populoso da Índia. Seu território metropolitano é o quarto maior do mundo.

Características

hens-party-adelaide-bollywood-dancing-fun-1

Os filmes indianos de Bollywood são caracterizados por suas danças coreografadas e sensuais. Além de cantos, cenas de lutas, roteiros melodramáticos que costumam contar a história de algum herói. Até mesmo convidam astros populares indianos para compor a trilha sonora.

Eles costumam misturar também em uma única produção, os gêneros: aventura, drama e comédia. Histórias com tramas que envolvem triângulos amorosos são bastante comuns, eles são conhecidos como masala, que significa uma famosa mistura de ervas indianas.

Popularidade

maxresdefault

Os filmes indianos são vistos por apenas 5% da população mundial, o que é muito pouco, mas a produção é constante, pois o povo indiano é apaixonado pela sétima arte, e lotam as salas de cinema. O crescimento se deu após a estabilidade econômica do país, levando a classe média a frequentar mais os cinemas. Os ingressos custam, em média, 20 centavos de reais, o que atrai mais espectadores, totalizando uma média de três bilhões de ingressos por ano para os filmes de Bollywood.

Os filmes indianos também fazem muito sucesso nos países muçulmanos, como Afeganistão, Paquistão, Bangladesh e também no oeste da China, por exemplo, eles são bem recebidos nesses países.

Premiação

BOLLYWOOD 2

Assim como Hollywood tem o Oscar que premia as produções cinematográficas que se destacam anualmente, Bollywood também tem uma cerimonia glamourosa, o Filmfare. Esse prêmio que foi criado há mais de 50 anos é entregue anualmente aos melhores roteiristas, atores, diretores etc.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.