Conheça as mais famosas técnicas de animação

Antes de tudo, o que é animação? Animação é um processo criado, como é dado o sentido a palavra, para dar vida a determinado objeto ou imagem, processo este que pode ser feito de diversas maneiras. Com objetivo de detalhar o desenvolvimento da animação, o Eu Fã fez uma pequena lista reunindo as técnicas mais conhecidas da massa de modelar até a modelagem digital.

Stop Motion

Essa é uma técnica aparentemente simples, mas que exige muita dedicação e paciência, pois requer uma quantidade grandiosa de fotografias sequenciadas que constituam uma cena.

 

3D – Stop Motion

O têrmo “3D” adicionado ao “Stop Motion” é simplesmente o fato de abandonarmos o uso de fotografias, ou imagens sequenciadas, e utilizarmos objetos tridimensionais. E pode ser feita com massa de modelar ou até mesmo brinquedos.

 

Rotoscopia

A Rotoscopia consiste em utilizar películas de uma gravação real, e editá-las até que adquiram a aparência de uma ilustração. O clipe da música “Take On Me” da banda A–Ha é um ótimo exemplo:

 

Animação 2D

A animação 2D deve ser inicialmente toda feita a mão, quadro a quadro, para que depois que a cena estiver finalizada, pode ser digitalizada ou até colorida a mão também.

 

Animação 2D (Digital)

A animação digital é um método um pouco mais prático, mas ainda requer dedicação assim como a manual. Todos os processos são feitos por camadas e aplicados instantaneamente.

 

3D (Digital)

A modelagem 3D talvez seja um dos processos mais complexos, pois necessita de uma base fundamentada de conceitos computacionais e também conhecimento sobre a aplicação escolhida. Geralmente são divididas em planejamento, esboço, modelagem, animação e renderização (processo de lapidação dos pixels), e então estarão prontas para comporem as cenas de um filme. Um exemplo recente é o maravilhoso “Divertida mente” um fantástico longa de animação que temos resenha aqui no Eu Fã.

 

 

Felipe Amaral

Aspirante a game design, adepto ao culto lovecraftiano, amante de livros, games, cinema e HQ’s. Guarda uma cópia autografada do Necronomicon na estante.

Últimos posts por Felipe Amaral (exibir todos)

Felipe Amaral

Aspirante a game design, adepto ao culto lovecraftiano, amante de livros, games, cinema e HQ’s. Guarda uma cópia autografada do Necronomicon na estante.