15 Adaptações de Stephen King para o Cinema

O escritor estadunidense, Stephen King, completa em 2017, 70 anos, e ao longo de sua carreira foi considerado o maior escritor de suspense, horror fantástico e ficção.  Ele consegue misturar suspense, terror e sobrenatural, brincando assim com a imaginação do leitor.

 King fez (e ainda faz), tanto sucesso que seus livros são best-sellers ao redor do mundo, e as adaptações de seus trabalhos para o cinema se tornaram clássicos do gênero. Confira alguns filmes inspiradas em suas obras que você precisa assistir.

1- O ILUMINADO

(Diretor: Stanley Kubrick) – 1980 

“O Iluminado” não é apenas uma das melhores adaptações de Stephen King, é também um dos grandes filmes de terror do cinema.  Seja você fã do gênero ou não, a história te prende de uma forma única e sublime. Aqui temos todo um terror psicológico mesclado com um ambiente consciente.

Adquira aqui o livro

 

2- IT – A COISA

(DIRETOR: Andy Muschietti) – 2017

A mais recente adaptação para o cinema, o remake de (IT – UMA OBRA PRIMA DO MEDO, 1995), o filme IT-A COISA foi tão bem visto que pode ser considerado uma das melhores obras adaptadas de Stephen King.  No livro são 1102 páginas, divididas em duas partes, e no cinema será transformada em dois filmes. O primeiro já lançado e o segundo previsto para 2019. IT é uma história que consegue transmitir aflição, medo, angústia e ainda consegue abordar os mais doces dos sentimentos como o amor. Toda sua narrativa é um poço de talento, feita de forma incrível.

Adquira aqui o livro

 

3- LOUCA OBSESSÃO

(DIRETOR: Rob Reiner) – 1990

Baseado no conto “Angústia”, “Louca Obsessão” é um filme perturbador. A atriz Kathy Bates foi indicada ao Oscar pela sua fantástica atuação no papel da psicopata que prende um escritor – de quem se diz fã número 1 – depois que ele sofre um acidente de carro.

Adquira aqui o livro

 

4-   CARRIE – A ESTRANHA

 Baseado no primeiro livro de Stephen King (O livro foi um enorme sucesso e alçou King da pobreza e obscuridade a riqueza e fama).  Atualmente, existem quatro versões lançadas em: 1976, 1999 (A Maldição de Carrie, essa é uma sequência do primeiro filme), e outros remakes em 2002 e 2013. Carrie White é uma adolescente que vive isolada com sua mãe, uma fanática religiosa. Na escola, ela sofre bullying constantemente. Mas Carrie não é normal, sofrendo com as pressões no colégio e os surtos da mãe, ela começa a descobrir uma força interior que se manifesta em um super poder paranormal.

Adquira aqui o livro

 5- UM SONHO DE LIBERDADE

(DIRETOR: Frank Darabont) – 1994

Adaptação do conto “Rita Hayworth e The Shawshank Redemption” – que está no livro “As Quatro Estações” – “Um Sonho de Liberdade” é um excelente drama.O filme conta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem banqueiro que é condenado a prisão pelo assassinato de sua esposa e seu amante.

 Adquira aqui o livro

6- À ESPERA DE UM MILAGRE

(DIRETOR: Frank Darabont) – 1999

Filme adaptado de uma série intitulada“O Corredor da Morte”, depois da estreia – e sucesso – no cinema, os livrinhos foram editados como um único romance que leva o nome do filme.A Espera de um Milagre” retrata o cotidiano – e o relacionamento muito especial do policial Paul Edgecomb (Tom Hanks) como o condenado John Coffey (Michael Clark Duncan) – no corredor da morte de uma prisão americana.

 Adquira aqui o livro

7- O NEVOEIRO

(DIRETOR: Frank Darabont) – 2007

Adaptação do conto ‘’The Mist”, o  filme Nevoeiro foi lançado em 2007. O longa conta a história de uma violenta tempestade que devasta a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.

 Adquira aqui o livro

 

8- A COLHEITA MALDITA

(DIRETOR: Fritz Kiersch) – 1984

roteiro foi inspirado no livro de mesmo nome de Stephen King.Imagine uma cidade onde só há crianças, e que elas comandam tudo. Imaginou? E se essas crianças forem assassinas e precisam de sangue humano para completar seus rituais? A Colheita Maldita vai além da sua imaginação. .

 

9 – JANELA SECRETA

(DIRETOR: David Coepp ) –  2004

Baseado no livro homônimo de King. O filme a Janela Secreta conta a história de Mort Rainey (Johnny Depp), um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém, lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.

10 – 1408

(DIRETOR: Mikael Håfström) – 2007

Baseado no conto homônimo de Stephen King, conta a história de um escritor especializado em livros sobre casos paranormais. Para se inspirar, ele se hospeda no quarto 1408 do Hotel Dolphin (Nova Iorque), onde muitas pessoas já morreram.

11- BIG DRIVER

(DIRETOR: Mikael Salomon) – 2014

Big Driver é a adaptação de um dos quatro contos que compõem o livro “Full Dark No Stars”.Mais uma história de escritor (a), Tess Thorne é uma autora de romances de mistério que, assim como muitos escritores, está em busca de sucesso editorial. Ela é “convidada” por uma bibliotecária para fazer parte de um evento na cidade de Chicopee, Massachusetts. Ao voltar, seguindo uma rota alternativa. ela se perde em uma estrada deserta. A partir dai a história de vida de Tess muda radicalmente.

12 –  CONTA COMIGO

 (DIRETOR: Rob Reiner) – 1986

roteiro é baseado no conto ‘O Corpo’ do livro ‘Quatro Estações’ de Stephen King.O escritor Gordie Lachance relembra um fato da sua infância. Quando tinha 12 anos e vivia em Oregon (EUA), ele e mais três amigos saíram em uma aventura na mata em busca de um corpo desaparecido.

 

13- CHRISTINE – O CARRO ASSASSINO

 (DIRETOR: John Carpenter) – 1983

Mais um roteiro baseado no livro homônimo de Stephen King.O próprio diabo esconde-se no chassi do Playmouth Fury de 1958. O veículo seduz Arnie, um rapaz de 17 anos, e exige uma devoção absoluta e incondicional. Quando alguém tenta intervir no ‘relacionamento, Cristine causa destruição por meio de vingança.

 Adquira aqui o livro

14- O APANHADOR DE SONHOS

 (DIRETOR: Lawrence Kasdan) – 2003
O roteiro é adaptado do livro homônimo de Stephen King.A trama é sobre quatro garotos que ganham poderes telepáticos após salvarem a vida de um portador da Síndrome de Down. Anos mais tarde, eles ficam presos por causa de uma nevasca e descobrem que uma força alienígena está prestes a controlar as mentes dos habitantes da cidade.

Adquira aqui o livro

15-  CEMITÉRIO MALDITO

(DIRETOR: Mary Lambert) – 1989

roteiro é baseado no romance ‘”O Cemitério”,’ de Stephen King.Quando os membros da família Creed mudam-se para uma casa no interior do Maine (EUA), são alertados que o local está ao lado de um terreno maldito. De acordo com o vizinho, além do cemitério de animais, construído por crianças que perderam seus bichos atropelados na rodovia, existe um cemitério indígena.

Adquira aqui o livro

E aí gostou das dicas? Conta para a gente qual é o seu favorito aqui nos comentários.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.