10 filmes inspirados na mitologia grega

As religiões da Grécia antiga desapareceram. As chamadas divindades do Olimpo não tem mais um só homem que as cultue, entre os vivos. No entanto, ainda pertencem à literatura. E persistirão, pois estão vinculadas as mais notáveis produções de poesia, filosofia e artes. A mitologia grega é composta de várias histórias sobre deuses e heróis, estes que já foram retratados em diversos livros e filmes.
Existem outras mitologias tão importantes quanto à grega, as que se destacam são: a romana, a nórdica, egípcia e a asteca. Mas, nesse artigo vamos listar 10 filmes inspirados na mitologia grega que você precisa conhecer.

Confira o top 10:

1- Fúria de Titãs

Em Fúria de Titãs, os humanos pararam de cultuar os deuses, consequentemente isso desperta a ira de Zeus. Nisso, ele concorda em dar a Hades a permissão de libertar o Kraken para devastar a humanidade. Mas, um pescador chamado Perseu descobre que é filho de Zeus, e se aventura na missão de matar a criatura marítima e salvar a princesa Andrômeda. Esse filme é a refilmagem do original de 1981.

2- Imortais

O sanguinário rei Hyperion guarda uma raiva profundo dos deuses e quer libertar os titãs para derrotar as divindades do Olimpo. Para isso, ele precisa encontrar o lendário Arco de Épiro. Mas, o seu caminho se cruza com Teseu, que descobre mais tarde ser filho de Zeus, e Hyperion mata a mãe do herói. Teseu jura vingança, e com as visões da Oráculo Phaedra se convence que é o único que pode salvar a humanidade.

3- Troia

A épica Guerra de Troia inspirou o cinema. Brad Pitt dá vida ao mítico guerreiro imbatível Aquiles, já Orlando Bloon e Diane Krueger vivem os lendários amantes, Páris e Helena, que trazem a guerra aos seus mundos por causa de um amor proibido.

4- Jasão e o Velo de Ouro

É uma refilmagem do clássico Jasão e os Argonautas, de 1963. Jasão promete encontrar o velocino de ouro, um dos presentes mais valiosos já dados pelos deuses. Ele constrói um navio, o Argos, e parte para uma aventura, na qual enfrentará a ira de Zeus, tempestades furiosas e monstros marinhos.

5- Hércules

Muitos filmes sobre o herói Hércules já foram retratados no cinema, entre eles (em minha opinião), o melhor é a animação da Disney. Em 1997, a Disney saiu do universo dos contos de fadas e se inspirou na mitologia grega para levar a história do filho de Zeus ao universo infantil. É uma produção que vale a pena conferir.

6- Percy Jackson

Esse filme é a adaptação dos livros escritos por Rick Riordan. Nessa saga o semideus Percy, filho de Poseidon, enfrenta o Minotauro, a Hidra, a Medusa etc.

7- Helena de Tróia – Paixão e Guerra

Quem conhece mitologia sabe que Helena era filha de Zeus e de Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, e esposa do rei Menelau de Esparta. Raptada por Páris, líder dos troianos, Helena se torna pivô de uma batalha entre duas grandes civilizações – Tróia e Esparta – que duraria quase uma década.

8- A Odisséia

Um filme que narra as aventuras vividas por Ulisses, que, por ter desafiado os deuses, passa anos vagando por estranhos lugares enquanto a esposa Penélope tenta lhe esperar fielmente. Ela inventa coisas para não ser obrigada a casar com outro homem, nutrindo a esperança que Ulisses ainda está vivo. Para isso, promete acabar de tecer uma tela, trabalho que é desfeito todos os as noites. Com um roteiro bem fiel à lenda, o filme mostra todos os seres mitológicos encontrados por Ulisses.

9- Ulisses

Uma versão bem fiel a Odisséia, que vale a pena também conferir.

10- Orfeu Negro

É um filme brasileiro dirigido por Marcel Camus, com base na peça de Vinícius de Moraes. Que conta o mito de Orfeu, que enfrentou Hades com o poder de sua música, para resgatar a amada Eurídice do reino dos mortos.

Além dos filmes não podemos nos esquecer do desenho japonês Cavaleiros do Zodíaco (1986), que ganhou fãs em todo o mundo abordando explicitamente a mitologia grega

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

Pâmella

Curiosa demais, não é à toa que virou jornalista. Ama livros, filmes, séries e sabe que “o inverno está chegando”.

  • Taina

    Uau tem umas ótimas sugestões ai eu sou apaixonada por mitologia, ja li inúmeros livros e varias versões, pena que na maioria deles eles sempre distorcem algumas coisas, mas ainda é tolerável, e tem alguns que distorcem bem pouco mesmo, mas desses ai que você sugeriu eu so não gosto do Percy Jackson, quer dizer para passar um tempo até vai, mas em relação ate a adaptação mesmo, e bem louca. Cheguei a ler o primeiro livro por curiosidade.

    Esses antigos são muito bons também, certo que dá para rir por causa da diferença de qualidade por que fica engraçado, mas são bem legais de ver

    http://jardimdesereia.blogspot.com.br/